Desafio 2: Ready to Start

Objetivos

Preparar o site WordPress para que seja utilizado por uma equipa e associá-lo às plataformas de estatísticas da Google.

Passos a realizar

No desafio de hoje, andarás pelo WordPress, Google Analytics e Google Search Console.

WordPress

  1. Aceder a https://[subdominiodogrupo].gurusdomarketing.pt/wp-admin com as seguintes credenciais:
    login: admin
    password: Escs2025
  2. Criar um novo utilizador (ou vários) para uso do grupo, com permissões de administrador. Mantenham pf a conta “admin” criada, para que eu também possa entrar se necessário.
  3. Confirmar que o site está pré-definido para HTTPS, visitando as definições do WordPress. Proceder a essa alteração se necessário.

Google Analytics

  1. Criar conta Google (se necessário).
  2. Registar o subdomínio do grupo em analytics.google.com, adaptando para as características de Portugal (fuso horário, moeda) quando relevante.
  3. Criar uma “Web” stream para o website.
  4. Copiar o código fornecido e instalar no WordPress o plugin Head, Footer and Post Injections, para inserção desse mesmo código na <head> de todas as páginas 🔥
  5. Confirmar que o tracking está ativo no site (poderá levar um par de minutos), acedendo às estatísticas no Google Analytics (garante que não estás a usar adblockers no teu browser).
  6. Confirmar que o tracking está ativo inspeccionando o código da tua homepage.
  7. De volta ao Google Analytics, adicionar todos os utilizadores do grupo, para que todos possam aceder às estatísticas.

Google Search Console

  1. Adicionar o site (property – URL prefix) à Google Search Console. Não esquecer que se trata de um site HTTPS.
  2. Verificar o site recorrendo ao Google Analytics.
  3. Adicionar os restantes membros do grupo para que todas possam aceder às estatísticas mais tarde, quando estiverem disponíveis.

Google Tag Manager 🔥

Vamos conhecer uma outra forma de instalar o Google Analytics, recorrendo ao Google Tag Manager. Esta ferramenta será útil mais à frente, quando quisermos por exemplo ter estatísticas de cliques em botões.

  1. Adiciona a tua propriedade aqui.
  2. Substitui o código do Google Analytics que inseriste com a ajuda do plugin WordPress pelo novo código fornecido pelo Tag Manager.
  3. Configura a Google Tag seguindo este guia.
  4. Confirma que o tracking está ativo recorrendo à ferramenta “Preview” do GTM.
  5. Publica as tuas alterações fazendo “Submit” no GTM.