Desafio 2: Ready to Start

Objetivos

Preparar o site WordPress para que seja utilizado por uma equipa e associá-lo às plataformas de estatísticas da Google.

Passos a realizar

No desafio de hoje, andarás pelo WordPress, Google Analytics e Google Search Console.

WordPress

  1. Aceder a https://[subdominiodogrupo].gurusdomarketing.pt/wp-admin com as seguintes credenciais:
    login: admin
    password: Escs2024
  2. Criar um novo utilizador (ou vários) para uso do grupo, com permissões de administrador. Mantenham pf a conta “admin” criada, para que eu também possa entrar se necessário.
  3. Confirmar que o site está pré-definido para HTTPS, visitando as definições do WordPress. Proceder a essa alteração se necessário.

Google Analytics

  1. Criar conta Google (se necessário).
  2. Registar o subdomínio do grupo em analytics.google.com, adaptando para as características de Portugal (fuso horário, moeda) quando relevante.
  3. Criar uma “Web” stream para o website.
  4. Copiar o código fornecido e instalar no WordPress o plugin Head, Footer and Post Injections, para inserção desse mesmo código na <head> de todas as páginas ????
  5. Confirmar que o tracking está ativo no site (poderá levar um par de minutos), acedendo às estatísticas no Google Analytics (garante que não estás a usar adblockers no teu browser).
  6. Confirmar que o tracking está ativo inspeccionando o código da tua homepage.
  7. De volta ao Google Analytics, adicionar todos os utilizadores do grupo, para que todos possam aceder às estatísticas.

Google Search Console

  1. Adicionar o site (property – URL prefix) à Google Search Console. Não esquecer que se trata de um site HTTPS.
  2. Verificar o site recorrendo ao Google Analytics.
  3. Adicionar os restantes membros do grupo para que todas possam aceder às estatísticas mais tarde, quando estiverem disponíveis.

Google Tag Manager ????????

Vamos conhecer uma outra forma de instalar o Google Analytics, recorrendo ao Google Tag Manager. Esta ferramenta será útil mais à frente, quando quisermos por exemplo ter estatísticas de cliques em botões.

  1. Adiciona a tua propriedade aqui.
  2. Substitui o código do Google Analytics que inseriste com a ajuda do plugin WordPress pelo novo código fornecido pelo Tag Manager.
  3. Configura a Google Tag seguindo este guia.
  4. Confirma que o tracking está ativo recorrendo à ferramenta “Preview” do GTM.
  5. Publica as tuas alterações fazendo “Submit” no GTM.