Objetivos
Preparar o site WordPress para que seja utilizado por uma equipa e associá-lo às plataformas de estatísticas da Google.
Passos a realizar
No desafio de hoje, andarás pelo WordPress, Google Analytics e Google Search Console.
WordPress
- Aceder a
https://[subdominiodogrupo].gurusdomarketing.pt/wp-admin
com as seguintes credenciais:
login: admin
password: Escs2024 - Criar um novo utilizador (ou vários) para uso do grupo, com permissões de administrador. Mantenham pf a conta “admin” criada, para que eu também possa entrar se necessário.
- Confirmar que o site está pré-definido para HTTPS, visitando as definições do WordPress. Proceder a essa alteração se necessário.
Google Analytics
- Criar conta Google (se necessário).
- Registar o subdomínio do grupo em analytics.google.com, adaptando para as características de Portugal (fuso horário, moeda) quando relevante.
- Criar uma “Web” stream para o website.
- Copiar o código fornecido e instalar no WordPress o plugin Head, Footer and Post Injections, para inserção desse mesmo código na
<head>
de todas as páginas ???? - Confirmar que o tracking está ativo no site (poderá levar um par de minutos), acedendo às estatísticas no Google Analytics (garante que não estás a usar adblockers no teu browser).
- Confirmar que o tracking está ativo inspeccionando o código da tua homepage.
- De volta ao Google Analytics, adicionar todos os utilizadores do grupo, para que todos possam aceder às estatísticas.
Google Search Console
- Adicionar o site (property – URL prefix) à Google Search Console. Não esquecer que se trata de um site HTTPS.
- Verificar o site recorrendo ao Google Analytics.
- Adicionar os restantes membros do grupo para que todas possam aceder às estatísticas mais tarde, quando estiverem disponíveis.
Google Tag Manager ????????
Vamos conhecer uma outra forma de instalar o Google Analytics, recorrendo ao Google Tag Manager. Esta ferramenta será útil mais à frente, quando quisermos por exemplo ter estatísticas de cliques em botões.
- Adiciona a tua propriedade aqui.
- Substitui o código do Google Analytics que inseriste com a ajuda do plugin WordPress pelo novo código fornecido pelo Tag Manager.
- Configura a Google Tag seguindo este guia.
- Confirma que o tracking está ativo recorrendo à ferramenta “Preview” do GTM.
- Publica as tuas alterações fazendo “Submit” no GTM.