Desafio 9: Google Analytics e Tag Manager

Neste desafio, vamos explorar as funcionalidades mais avançadas do Google Analytics. Para tal, iremos recorrer, novamente, aos dados da Google Merchandise Store e à conta GA4 desse mesmo site (Google Analytics property: Google Merchandise Store (web data)).

Explorations

Free form Exploration

  1. Vai a “Explorations” e cria uma nova “Blank Exploration”.
  2. Cria uma tabela que apresente o total de utilizadores que visitaram a página /checkout?show=basket, separado por país, no período de outubro de 2025. Para te ajudar, consulta os slides da aula de GA referentes a “dimensões” e “métricas”.

O resultado final deverá ser algo deste tipo (números fictícios):

Funnel Exploration 🔥

Agora, vamos tentar entender a jornada do utilizador no processo de checkout. Para tal, começa uma nova “Blank Exploration”, ou apaga a anterior.

  1. Para o mesmo período (outubro de 2025), vamos consultar quem acedeu às seguintes páginas (não necessariamente nesta ordem):

O resultado final deverá ser algo deste género:

  1. Filtra a tabela obtida de forma a só ter resultados de quem é dos Estados Unidos.

Google Tag Manager 🔥🔥

  1. Vamos regressar ao nosso site WordPress. Confirma, se necessário, que o Google Tag Manager está devidamente instalado e que o formulário da página “Contactar” está a funcionar.
  2. Cria uma tag nova com o evento GA4 form_submitted.
  3. Como trigger, queremos que esse evento seja disparado quando o formulário da página “Contactar” é preenchido com sucesso.
  4. Testa o formulário recorrendo à funcionalidade “Preview” do Google Tag Manager.
  5. No Google Analytics, na tab “Realtime”, confirma que o evento form_submitted foi disparado. Adiciona esse evento à lista de conversões do Google Analytics.
  6. De regresso ao Google Tag Manager, publica as tuas alterações para ficarem live.
  7. A configuração que definimos funciona, mas não é infalível. Consegues perceber o porquê desta afirmação?