Neste desafio, vamos explorar as funcionalidades mais avançadas do Google Analytics. Para tal, iremos recorrer, novamente, aos dados da Google Merchandise Store e à conta GA4 desse mesmo site (Google Analytics 4 property: Google Merchandise Store (web data)).
Explorations
Free form Exploration
- Vai a “Explorations” e cria uma nova “Blank Exploration”.
- Cria uma tabela que apresente o total de utilizadores que visitaram a página /basket.html , separado por país, no período de outubro de 2023. Para te ajudar, consulta os slides da aula de GA referentes a “dimensões” e “métricas”.
O resultado final deverá ser algo deste tipo:

Funnel Exploration ????
Agora, vamos tentar entender a jornada do utilizador no processo de checkout. Para tal, começa uma nova “Blank Exploration”, ou apaga a anterior.
- Para o mesmo período (outubro de 2023), vamos consultar quem acedeu às seguintes páginas (não necessariamente nesta ordem):
- basket.html
- yourinfo.html
- payment.html
- revieworder.html
- ordercompleted.html
O resultado final deverá ser algo deste género:

- Filtra a tabela obtida de forma a só ter resultados de quem é dos Estados Unidos.
Google Tag Manager ????????
- Vamos regressar ao nosso site WordPress. Confirma, se necessário, que o Google Tag Manager está devidamente instalado e que o formulário da página “Contactar” está a funcionar.
- Cria uma tag nova com o evento GA4
form_submitted
. - Como trigger, queremos que esse evento seja disparado quando o formulário da página “Contactar” é preenchido com sucesso.
- Testa o formulário recorrendo à funcionalidade “Preview” do Google Tag Manager.
- No Google Analytics, na tab “Realtime”, confirma que o evento
form_submitted
foi disparado. Adiciona esse evento à lista de conversões. - De regresso ao Google Tag Manager, publica as tuas alterações para ficarem live.
- A configuração que definimos funciona, mas não é infalível. Consegues perceber o porquê desta afirmação?